Código De Conduta Ética

MENSAGEM DO PRESIDENTE

A OMNILINK tem como missão contribuir para um mundo mais integrado, conectado e seguro, ajudando pessoas e organizações a serem mais produtivas, protegerem seus patrimônios e suas vidas no trânsito, utilizando nossos produtos e serviços para facilitar e ampliar o seu universo de atuação.

Tão importante para a OMNILINK quanto a satisfação dos nossos clientes e a apresentação de excelentes resultados sustentáveis aos nossos acionistas, é agirmos com ética, transparência e integridade em todas as nossas relações.

É imprescindível para a OMNILINK que todos os seus colaboradores, de todos os níveis hierárquicos, zelem pela aplicação dos princípios contidos neste Código de Conduta e denunciem eventuais desvios, para que sejam corrigidos ou sanados.

O compromisso com a ética fortalece a nossa reputação e credibilidade perante todos os nossos públicos e garante à empresa uma trajetória de sucesso.

A OMNILINK conta com você para que os princípios e diretrizes deste Código seja aplicados com responsabilidade.

Eduardo Leite Cruz Lacet

Diretor Presidente

 

Introdução

Para a SHOW, cada decisão de negócio deve ser pautada pelos mais altos padrões de comportamento ético, preservando, desta forma, o relacionamento com todos os seus públicos inspirado pela confiança, pela transparência e pela boa-fé. Nesse sentido, é importante reforça seus preceitos fundamentais, que norteiam o comportamento de seus representantes e Colaboradores:

10 Pilares da SHOW

  1. Somos éticos no desempenho de nossas funções;
  2. Cumprimos as disposições contidas nas leis e nos regulamentos aplicáveis do país, nas políticas internas e no Código de Conduta e Ética da SHOW;
  3. Temos sentimento de dono. Somos dedicados e responsáveis ao desempenhar nossas atividades;
  4. Somos focados na satisfação dos nossos clientes.  Buscamos ser prestativos, auxiliando-os no atendimento de suas necessidades;
  5. Somos incansáveis na busca por conhecimento. Buscamos sempre evoluir e aprimorar a qualidade dos nossos produtos e serviços;
  6. Cuidamos dos dados e informações dos nossos clientes, fornecedores e parceiros como se fossem nossos;
  7. Respeitamos as diferenças e individualidades de cada colega;
  8. Garantimos um ambiente de trabalho livre de discriminação, assédio e qualquer outro tipo de abuso;
  9. Respeitamos as normas ambientais e contribuímos para um ambiente sustentável;
  10.  Denunciamos as condutas antiéticas que identificamos no ambiente de trabalho.

A SHOW espera que todos os seus Colaboradores conduzam suas atividades em conformidade com as diretrizes acima, sempre com responsabilidade, ética e transparência.

Tomando decisões éticas

Durante a execução das nossas atividades, podemos nos deparar com situações em que surjam dúvidas sobre como agir para que nosso comportamento não seja considerado antiético, visto que isso prejudica nossa imagem perante a sociedade e, principalmente, junto aos demais colaboradores.   

Ao se deparar com alguma situação em que você não se sinta seguro, reflita sobre as seguintes questões antes de tomar uma decisão:

  • A situação em questão está dentro da lei?
  • A situação está de acordo com as políticas e Código de Conduta da Omnilink?
  • Se essa situação fosse divulgada em um jornal, eu me sentiria à vontade?
  • Se minha família, amigos e outras pessoas fora da empresa ficassem cientes dessa situação, eu me sentiria à vontade? 
  • Minha consciência está tranquila em relação a essa situação?

Se a sua resposta foi “não” para qualquer pergunta acima, sua conduta pode ser considerada antiética e, portanto, deve ser evitada. 

Caso você ainda não tenha convicção sobre como agir, converse com o seu gestor, para que juntos avaliem a melhor maneira de resolver a situação.

A quem se aplica

Este Código se aplica a todos os Colaboradores da SHOW, de todos os níveis hierárquicos,  independentemente do local de trabalho, assim como aos terceiros alocados em qualquer unidade da SHOW PRESTADORA DE SERVIÇO DO BRASIL (“Colaboradores”). 

Conduta pessoal

A SHOW PRESTADORA DE SERVIÇO DO BRASIL, espera que seus Colaboradores sejam éticos e transparantes e cumpram, no exercício de suas funções, todas as disposições deste Código de Conduta, suas políticas e procedimentos internos, bem como todas as leis e demais normas vigentes. 

A SHOW PRESTADORA DE SERVIÇO DO BRASIL preza pela transparência e integridade na divulgação das informações da empresa que são submetidas aos seus acionistas e aos órgãos públicos. Todos os Colaboradores estão, direta ou indiretamente, envolvidos na preparação dessas informações e são responsáveis por garantir a veracidade e a precisão dos registros e controles da empresa.

A SHOW não tolera qualquer forma de suborno ou corrupção. Não subornamos funcionários públicos nem qualquer outro indivíduo tentando obter qualquer tipo de vantagem indevida e, além disso, não aceitamos ser subornados por quem quer que seja e por qualquer motivo. 

Nenhum Colaborador será penalizado devido a atraso ou perda de negócios resultantes de sua recusa em pagar ou receber suborno.

Esperamos que todos mantenham a preocupação com este tema e reportem quaisquer suspeitas ao gestor de imediato.

Ambiente de Trabalho

Todos os Colaboradores da SHOW PRESTADORA deverão promover, a todo o momento e em todos os níveis de hierarquia, relações baseadas no respeito e colaboração mútua, a fim de contribuir para um ambiente de trabalho harmonioso e agradável.

A SHOW apoia e respeita a diversidade e a individualidade de seus Colaboradores e não tolera qualquer forma de assédio ou discriminação com base em características pessoais (nacionalidade, orientação sexual, raça, religião, idade, estado civil, condição social, deficiência física ou mental ou assédio, bem como qualquer outro tipo de discriminação que possa vir a constranger a dignidade da pessoa).

Não serão admitidas ameças, intimidações ou discussões com posturas agressivas ou teor ofensivo entre Colaboradores de quaisquer níveis hierárquicos.

Jornada de Trabalho

A SHOW espera que seus Colaboradores cumpram, rigorosamente, a jornada de trabalho inicialmente contratada, não devendo exceder, em nenhuma hipótese, por qualquer motivo, as horas extras legalmente permitidas, de 2 (duas) horas diárias.

Assim, exceto em casos excepcionais que deverão ser previamente aprovados, por escrito, pela Diretoria da SHOW, nenhum colaborador poderá ultrapassar a carga diária de 10 (dez) horas de trabalho – ou 8 (oito) horas, quando aplicável – sob pena de aplicação das medidas disciplinares cabíveis.

Assédio Sexual e Moral

Você sabe o que é assédio? É a utilização, por um profissional, de sua posição privilegiada para humilhar, desrespeitar ou constranger outro profissional, no exercício de suas funções.

O assédio moral ocorre quando há, de forma repetitiva e prolongada, a exposição a situações humilhantes e vexatórias no exercício de suas funções.

O assédio sexual ocorre quando há pedido de favores sexuais com promessa de benefícios ou tratamento diferenciado em caso de aceitação ou ameaças e represálias em caso de recusa. 

A SHOW repudia qualquer tipo de assédio, seja moral ou sexual, no ambiente de trabalho. 

Tal conduta é proibida e será punida. 

Caso tenha sido exposto a uma situação como as descritas acima, comunique seu gestor direto, ou faça uma denúncia ao Canal de Ética da SHOW.

Saúde e Segurança

A saúde e a integridade física dos Colaboradores são prioridades para a SHOW, que busca tomar todas as medidas necessárias para que suas atividades sejam executadas de forma segura.

A SHOW espera que seus Colaboradores mantenham seu ambiente de trabalho, toaletes, refeitório e áreas comuns em bom estado de limpeza e conservação, utilizando-se dos princípios básicos de higiene e educação.

A SHOW espera, também, que seus Colaboradores conheçam e cumpram, rigorosamente, as normas internas de saúde e segurança do trabalho, utilizem os equipamentos de proteção individual (EPIs), sempre que a atividade exigir, e comuniquem prontamente qualquer situação de risco iminente.

Responsabilidade Social e Sustentabilidade

A SHOW incentiva seus Colaboradores a serem cidadãos “sustentáveis”, assumindo comportamentos ecologicamente corretos e socialmente responsáveis.

Os Colaboradores da SHOW devem buscar a preservação do meio ambiente, realizando o descarte correto e consciente dos resíduos produzidos em suas atividades e incentivando o consumo sustentável dos recursos à sua disposição. 

Conflito de Interesses

A SHOW espera que os interesses pessoais dos seus Colaboradores não os levem a utilizar, indevidamente, seu cargo, instalações e materiais da empresa ou informações a que tiveram acesso em razão do exercício de suas atividades para seu favorecimento pessoal ou de terceiros.

São alguns exemplos de situações que caracterizam conflito de interesses:

  • Praticar atividades externas que envolvam informações ou conhecimento da SHOW que não devem ser revelados, afetem seu desempenho na empresa, ou impliquem no uso de recursos da empresa em proveito pessoal ou de terceiros; 
  • Prestar serviços de qualquer natureza para outras organizações que conflitem com os interesses da SHOW;
  • Manter, pessoalmente ou por meio do cônjuge, filhos e parentes de 1º grau, participações e/ou interesses em qualquer instituição que possa ser beneficiada por seu conhecimento do negócio, tal como gerenciadora de riscos, posto de assistência técnica autorizada, revendedor, concorrentes, entre outros;
  • Fornecer a concorrentes ou a terceiros quaisquer informações sobre clientes, política de preços, planos comerciais, econômicos e financeiros;
  • Repassar a terceiros, de forma indevida, benefícios oferecidos a funcionários.

Resumindo: os Colaboradores da SHOW não devem exercer atividades ou se engajar em organizações que comprometam sua dedicação à empresa, adotar comportamentos que gerem conflito de interesses com suas responsabilidades e atribuições, ou atuar em qualquer outro segmento cujas atribuições possam, de alguma forma, comprometer a integridade, confidencialidade e segurança da empresa.

Atividades profissionais paralelas, tais como empreendimentos comerciais, atividades acadêmicas de ensino e pesquisa, prestação de consultorias, entre outras, devem ser relatadas ao seu gestor, que avaliará possível conflito de interesses.

A vinculação, afiliação ou colaboração com partidos políticos ou com outro tipo de entidades, instituições ou associações para fins políticos ou religiosos, bem como as contribuições ou serviços àqueles deverão ser realizadas de forma que evidencie seu caráter pessoal e evite qualquer envolvimento da SHOW.

Grau de parentesco e relacionamento afetivo com outros Colaboradores, fornecedores ou clientes podem gerar conflitos de interesses. Essas situações não podem ocorrer, por exemplo, entre Colaboradores que tenham grau de subordinação ou que possam influenciar nas atividades profissionais do parente ou parceiro. Para maiores informações consulte o setor de Recursos Humanos.

A SHOW escolhe seus fornecedores, adquire produtos e contrata serviços com base em critérios objetivos do ponto de vista técnico, comercial e estratégico, cumprindo a sua Política de Compras, disponível na Intranet. 

É proibido o uso de informações privilegiadas da SHOW no processo de contratação de fornecedores, em benefício próprio ou de terceiros (parentes, amigos, entre outros). Também é proibido exigir ou aceitar qualquer tipo de benefício (dinheiro, presentes, viagens, entretenimento, etc.) para favorecer potenciais fornecedores no processo de contratação.

Brindes e presentes

Brindes e presentes são cortesias que ajudam a fortalecer as relações da empresa com seus parceiros de negócios. Porém, em algumas circunstâncias, o recebimento ou oferta de brindes e presentes podem causar consequências negativas para a empresa.

De maneira geral, a SHOW permite que seus colaboradores dêem e recebam brindes e presentes, desde que sejam apropriados e que não gerem o sentimento de retribuição à pessoa que o recebe.

São considerados apropriados brindes e presentes de valores moderados (até R$ 100,00), normalmente contendo a marca corporativa e que são distribuídos de forma geral a todos os públicos, tais como, materiais de escritório (calendários, agendas, cadernos, canetas, mouse pads, entre outros) ou produtos consumíveis como cesta de comida, caixa de chocolates, panetone, etc.

Em nenhuma hipótese, podem ser aceitos ou ofertados brindes ou presentes, de qualquer valor ou espécie, que tenham como objetivo influenciar decisões de negócio. Também não podem, sob qualquer motivo ou circunstância, ser aceitos presentes em dinheiro.

CUIDADO! Oferecer brindes ou presentes a funcionários públicos, pessoalmente ou por terceiros, pode trazer graves consequências para a empresa, pois pode ser entendido como corrupção ou suborno. 

Em caso de dúvidas, consulte seu gestor imediato ou o departamento de Recursos Humanos.

Uso da Informação

É dever de todos os Colaboradores zelar pela imagem e reputação da SHOW e proteger as informações confidenciais da empresa.

A área responsável por qualquer comunicação em nome da SHOW perante a imprensa, redes sociais ou qualquer outro tipo de mídia é a área de Marketing, que  deve expressar, única e exclusivamente, o ponto de vista institucional, não devendo fornecer opiniões pessoais sobre os assuntos tratados em nome da SHOW.

A SHOW espera, de todos os seus Colaboradores, a adoção de um comportamento ético junto às redes sociais. Devemos cuidar para que nossas manifestações ou interações em redes sociais tenham caráter estritamente pessoal e não afetem, negativamente, a imagem da SHOW, de seus fornecedores ou clientes.

Propriedade Intelectual

Todos os Colaboradores devem guardar sigilo profissional dos dados e das informações que não sejam de conhecimento público a que tiverem acesso no exercício de suas funções. 

Tudo que for produzido, criado ou desenvolvido pelos Colaboradores no exercício de suas atividades profissionais é de propriedade da empresa, mesmo após o término do vínculo empregatício ou contratual, não sendo permitido apagar, destruir, divulgar a terceiros ou armazenar em dispositivos e equipamentos pessoais. 

A SHOW espera que seus Colaboradores respeitem a propriedade intelectual de terceiros e  façam uso apropriado de todos programas de computador, cursos e demais ferramentas de terceiros disponibizadas para o exercício das atividades profissionais e que não utilizem, em nenhuma hipótese, nos computadores, notebooks e celulares fornecidos pela empresa, softwares não autorizados (produtos piratas) ou em desacordo com os termos da sua contratação. 

Uso dos recursos

Devemos cuidar dos recursos disponbilizados pela SHOW como se fossem nossos.

A SHOW espera que seus Colaboradores zelem pela conservação dos ativos da empresa, tais como, instalações, móveis, veículos, valores, equipamentos (computadores, notebooks e celulares, etc.), internet, telefonia fixa, entre outros e limitem o uso dos recursos por ela fornecidos ao exercício de suas atividades profissionais, devendo protegê-los contra utilização incorreta ou acesso não autorizado.

O uso pessoal dos recursos de TI é permitido, desde que seja ocasional e limitado, e não afete a sua produtividade no trabalho.

É terminantemente proibido fazer uso dos recursos de TI fornecidos pela SHOW para acessar, baixar, copiar, armazenar, criar, transmitir ou distribuir material pornográfico, ofensivo, difamatório, obsceno, discriminatório ou de conteúdo impróprio. 

Os veículos disponibilizados pela SHOW devem ser utilizados, exclusivamente, pelo Colaborador devidamente autorizado, para fins de deslocamento em trabalho externo, com a total observância das leis aplicáveis, em especial do Código de Trânsito Brasileiro, sendo proibido o uso para fins particulares ou o empréstimo desse recurso a terceiros, tais como parentes ou amigos, assim como outros funcionários não previamente autorizados pela empresa. 

Todos os recursos de propriedade da SHOW, ou por ela fornecidos para o exercício da atividade profissional poderão ser auditados, monitorados, interceptados, fiscalizados e recolhidos, sem que o Colaborador seja notificado. Os Colaboradores não devem ter nenhuma expectativa de privacidade em relação ao uso desses recursos.

Para maiores informações, consulte a Política de Utilização de Veículos Locados, Política de Celular Corporativo, a Política de Notebook Corporativo e a Política de Acesso a Recursos Computacionais, disponíveis na Intranet. 

Relacionamento com Clientes

A SHOW considera seus clientes o seu maior patrimônio e espera que seus Colaboradores os tratem com honestidade e respeito, e se dediquem, incansavelmente, a atender as necessidades desses clientes, garantindo a satisfação com nossos produtos e serviços e assegurando, assim, excelentes resultados e a continuidade do negócio de forma sustentável. 

Os clientes da SHOW devem ser atendidos com cortesia e eficiência, sendo-lhes oferecidas informações claras, precisas e transparentes. O cliente deve obter respostas às suas solicitações, mesmo que negativas, porém adequadas, cordiais e no prazo esperado.

A SHOW espera que seus Colaboradores mantenham o devido sigilo das informações recebidas dos seus clientes e que respeitem a propriedade intelectual e industrial desses, ou seja, a utilização de marcas, patentes, sinais de identificação, de propriedade dos nossos clientes somente serão utilizados e/ou citados pela SHOW em seus materiais promocionais, campanhas de marketing e apresentação institucional, com a prévia autorização, por escrito, desses clientes. 

Relacionamento com Concorrentes

A competição no mercado em que a SHOW está inserida deve ser exercida com base na concorrência livre e leal.

A SHOW não permite que sejam feitas declarações, verbais ou escritas, que possam afetar a imagem dos seus concorrentes ou contribuam para divulgação de boatos sobre eles, devendo todos os concorrentes serem tratados com respeito, da mesma forma que a SHOW espera que seus Colaboradores sejam tratados.

É expressamente proibido fornecer informações estratégicas, confidenciais ou de qualquer outra forma prejudiciais aos negócios da SHOW, a quaisquer terceiros, incluindo, mas não se limitando, aos concorrentes.

É vedado aos Colaboradores manter entendimentos com os concorrentes da SHOW visando à fixação de preços ou condições de venda, adotar ou influenciar a adoção de uma conduta comercial uniforme ou pré-acordada, dividir mercados e subordinar a venda de um produto a outro.

O Colaborador que tenha grau de parentesco com outro Colaborador de concorrentes diretos deve comunicar o fato ao seu gestor imediato, para avaliação da existência ou não de conflito de interesses.

O que fazer em caso de dúvida?

Não é possível prever todas as situações possíveis nas diversas áreas e este Código não tem a pretensão de contemplar todas as práticas ou princípios de conduta, mas apenas servir de base para a compreensão do que são consideradas condutas éticas.

Sempre que surgirem dúvidas ou situações que nos colocam em dilemas éticos, devemos procurar nosso gestor (imediato ou mediato) para compartilhar nossas dúvidas e buscar orientação. 

Canal de Ética

É importante ter em mente que condutas ilegais ou antiéticas, praticadas por colegas, ainda que não trabalhem diretamente conosco, podem afetar a imagem e a reputação da empresa e, consequentemente, nossa vida profissional.

Por esse motivo, a SHOW conta com cada um de seus Colaboradores para identificar desvios de conduta. Só assim estes comportamentos inadequados poderão ser corrigidos ou sanados. 

A SHOW espera que seus Colaboradores reportem e denunciem qualquer violação (ou suspeita de violação) aos princípios contidos neste Código de Conduta Ética, nas suas políticas ou procedimentos, ou, ainda, nas leis e demais normas vigentes ao Canal de Ética da SHOW, através do e-mail: etica@showtecnologia.com

Também é possível realizar denúncias anônimas através do site da Omnilink: https://www.showtecnologia.com

Não tenha medo! Todas as denúncias serão tratadas de maneira confidencial e não será permitido qualquer tipo de represália contra um Colaborador que, de boa fé, reportar uma possível violação ao Código. Colaboradores que tenham sido expostos à retaliação após abordar questões de natureza ética devem levar esse assunto ao conhecimento do seu gestor (imediato ou mediato), ou ao Canal de Ética.

A proibição de represálias prevista acima não impedirá a adoção das medidas disciplinares cabíveis quando a investigação interna concluir que a denúncia é falsa e foi feita de má-fé.

Consequências da violação das regras

A violação deste Código de Conduta Ética, das políticas e procedimentos internos da SHOW ou das leis de demais normas vigentes podem resultar na aplicação de medidas disciplinares, tais como, mas não se limitando a advertência verbal, advertência escrita, suspensão, demissão com ou sem justa causa, nos termos da Política de Sanções Disciplinares disponível na Intranet, sem prejuízo das penalidades civis e/ou criminais que podem ser impostas por autoridades governamentais ou pelo judiciário.

 

Termo de Compromisso

Eu, ______________________________________________________________________________, tendo recebido o Código de Conduta Ética, após minuciosa leitura, entendimento e por concordar com os pontos nele estabelecidos, tomo para mim a responsabilidade de mantê-lo sempre vivo e em uso.

Estou ciente de que esta declaração de concordância e ciência ficará arquivada no meu prontuário e o não cumprimento pode implicar em medidas disciplinares ou mesmo em meu desligamento da empresa.

Em caso de dúvidas, procurarei imediatamente meu gestor imediato ou mediato para discuti-las ou o departamento de Gente & Gestão.

Tomo para mim os valores deste Código, sei que o mesmo é parte integrante de meu Contrato de Trabalho e aceito atender e cumprir preceitos adicionais divulgados pela OMNILINK que venham a integrar este Código, sem a necessidade de apor assinatura em novo Termo.

Data: ______ / _______ / ______

Assinatura: _____________________________________

https://www.showtecnologia.com/wp-content/uploads/2020/03/Logo_Show_negativo.png

Uma empresa de Rastreamento que através da tecnologia, possibilita soluções logísticas tecnologicamente avançadas, que resultam em valor percebido e mensurado pelos nossos clientes.

Conecte-se

Cadastre seu e-mail abaixo para receber as novidades da Show.

Show Tecnologia © 2020 Todos os direitos reservados

bt_bb_section_top_section_coverage_image